Ginástica Laboral: faça você mesmo!

17 de janeiro de 2022

Você já ouviu falar de ginástica laboral e de sua importância?


Ginástica laboral ou GL, como alguns dos profissionais costumam se referir a prática, é uma atividade física orientada, praticada durante o horário do expediente, visando benefícios pessoais no trabalho. Seu principal objetivo é minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida do colaborador.


Certamente, a rotina acelerada de uma jornada de trabalho, independentemente do tipo de atividade – seja sentada em frente ao computador ou permanecendo muito tempo em pé e fazendo esforço físico- traz alguns malefícios gradativos para o organismo. Na maioria das vezes, não percebemos os danos que causamos em nosso corpo. A boa notícia é que é possível reverter essa situação com boas práticas de postura e com ajuda da ginástica laboral.


Saiba mais sobre a Ginástica Laboral


A GL não é uma prática nova, ela surgiu em 1925, na Polônia mas apenas 10 anos depois se tornou conhecida mundialmente, especialmente na Europa e Japão.


Laboral vem de “Labore”, palavra do latim que designa trabalho, ocupação e que tem por objetivo proporcionar um pacote de bem-estar físico, psicológico e social para o colaborador, além de grandes benefícios para o empregador, motivo pelo qual a prática tem se popularizado aqui no Brasil e sendo implementada por diversas organizações.


Basicamente, a ginástica laboral consiste de exercícios físicos, alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações. É uma prática que costuma ser adotava coletivamente, uma vez que é exercida dentro de empresas, durante o início do expediente, todos os dias, mas é moldada individualmente – de acordo com a função exercida por cada colaborador.


A maioria dos exercícios tenta diminuir o efeito da solicitação constante a que é submetido um trabalhador ao executar determinada tarefa, seja ela uma tarefa física ou não. O tempo de duração varia de 10 a 20 minutos mas engana-se quem pensa que esses “poucos” minutinhos não fazem diferença em sua qualidade de vida.


Para exemplificar, o livro “A prática da ginástica laboral no ambiente de trabalho” da autora Maria Inêz Damasceno exemplifica de forma claras os benefícios da prática. Confira a seguir:

Curto prazo


  •  Alonga e relaxa os músculos;
  •  Prepara o organismo para o trabalho;
  •  Reduz a sensação de fadiga durante a jornada;
  •  Gera benefícios fisiológicos, tais como o aumento da circulação sanguínea e da oxigenação muscular;
  •  Melhora a amplitude articular e da flexibilidade.


Médio prazo


  • Ativa os reflexos, prevenindo acidentes;
  • Corrige vícios posturais;
  • Desenvolve a consciência corporal;
  • Equilibra o tônus muscular;
  • Favorece o relacionamento social e o trabalho em equipe;
  • Aumenta a agilidade e a concentração;
  • Favorece a circulação sanguínea;
  • Colabora com a coordenação motora;
  • Melhora o ânimo e a disposição para o trabalho;
  • Previne lesões nos músculos tendinosos e ligamentares;
  • Reduz a fadiga mental.


Longo prazo


  •  Contribui para uma melhor qualidade de vida do trabalhador;
  •  Melhora o gerenciamento das tensões;
  •  Orienta posicionamentos mais adequados para o trabalho.


Interessante né? Caso sua empresa ainda não tenha adotado essa prática, ou então, você esteja trabalhando de casa por conta da pandemia da Covid-19, listamos alguns exercícios e cuidados com sua postura que para serem executados até mesmo em um pequeno espaço e por pouco tempo.


Esse tipo de ginástica é simples e relaxante e ajuda na prevenção contra doenças ocupacionais, além de contribuir para o aumento de sua produtividade. Então, aproveite estas dicas e “treine” enquanto trabalha.


Vamos começar?


Exercício 1


Primeiramente pare e repare. Como você está sentado? Você está se sentindo acomodado, está com os ombros e colunas alinhados ou percebe suas costas curvadas? Já com esta primeira análise é possível identificar os motivos de alguns incomodos comuns no corpo.


Exercício 2


Fique de pé, com os pés alinhados e comece a se espreguiçar tentando alongar e esticar a maior parte do seu corpo. Isso mesmo, braços, pernas, costas, pescoço…alongue cada um dos membros e já comece a sentir um pequeno relaxamento. Em seguida, abra as mãos e comece a movimentar os dedos para cima a para baixo – como se fosse digitar em um teclado – mas mantendo os dedos retos.
Enfim, abra e feche suas mãos com força, repetindo o movimento umas 15 vezes.


Exercício 3


 Primeiramente, para alongar os punhos, basta com uma das mãos, segurar o outro punho para baixo. Tente forçar o máximo para baixo. Depois force o mesmo pulso ao contrário, agora com a ponta dos dedos para cima, usando a outra mão para intensificar o esforço. Repita com o outro pulso. Após esse exercício chacoalhe as mãos deixando os dedos e pulsos bem relaxados.


Exercício 4


Posteriormente, para iniciar o alongamento dos braços, comece entrelaçando os dedos à frente de seu peito, estivando os braços e curvando suas costas. Repita o mesmo exercício entrelaçando os dedos para trás, desta vez expandindo o peito. Fique por 30 segundos em cada uma dessas posições.


Exercício 5


Logo depois, vamos trabalhar o membro onde a maioria dos trabalhadores possuem incômodos ou dores: as costas. Um bom exercício é, em pé, ir descendo seu tronco de forma lenta para baixo, fazendo com que seus dedos das mãos encostem em seu pé. A volta tem de ser feita da mesma forma, desenrolando de forma lenta deixando a cabeça por último.


Exercício 6


Sabemos que a maioria dos profissionais passa horas sentado, portanto, alongar as pernas diariamente é super importante. Um exercício bom para a região é puxar uma das pernas para trás segurando pelo tornozelo. Repita, semelhantemente, o exercício com a outra perna e também fazendo o exercício com a perna para frente abraçando o joelho.


Exercício 7


Já sentado estique uma das pernas e comece a fazer movimentos circulares com os pés. Repita o movimento 20 vezes em cada perna. Em seguida leve seus pés para baixo e para cima, sentindo o alongamento nas panturrilhas.


Exercício 8


Por fim, vamos alongar o pescoço. Faça um círculo (mais aberto possível) com o pescoço inclinando a cabeça para todos os lados. Faça três voltas para cada lado. Tente encostar o queixo em seu peito, alongando assim a parte de trás de seu pescoço. Repita o exercício levando a cabeça para trás tentando enxergar o máximo de teto atrás de você sem inclinar o tronco. Tente enxergar o máximo de objetos para o lado direito e depois para o lado esquerdo, a fim de alongar o máximo que puder.


Otimize os resultados com pequenas mudanças


Pequenos hábitos podem trazer grandes melhorias para o nosso dia a dia. Se movimentar um pouco mais é uma delas. Por exemplo: troque os elevadores por escada, vá ao banheiro mais longe de sua mesa, ao invés do mais próximo, se hidrate mais durante o dia, faça pausas de 5 ou 10 minutos a cada 1 hora e tente se atentar a posição da sua coluna e ombros. Caso note que estão inclinados demais para frente, corrija-os, até que seu corpo se acostume com uma postura mais ereta.


Por fim, avalie também a altura de sua cadeira e mantenha seus pés sempre apoiados no chão. Sua produtividade agrade!


Fonte(s): Ativo Saúde e BBC

Gostou do Conteúdo? Siga-nos em outros canais e Fique Ligado nas Próximas Novidades!

Por Comunicação 26 de fevereiro de 2025
Como Escolher o Melhor Plano de Saúde e Odontológico em Osasco: Dicas e Opções Disponíveis
Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
O check-up anual é uma avaliação médica abrangente realizada regularmente para monitorar a saúde geral e detectar precocemente possíveis problemas de saúde.
Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
Manter uma dieta balanceada e rica em vitaminas é fundamental para aproveitar o verão com energia e bem-estar
plano de saúde
Por Comunicação 27 de janeiro de 2025
Motivos para contratar um plano de saúde
Saúde Mental: os principais transtornos mentais e como identificá-los
Por Comunicação 24 de janeiro de 2025
Por conta da situação em que vivemos hoje em dia, o número de pessoas com doenças e transtornos mentais cresceu. Dados recentes divulgados pela OMS mostram que 23 milhões de brasileiros, ou seja, 12% da população, apresentam os principais transtornos mentais.
6 Pratos leves e criativos para este verão
Por Comunicação 15 de janeiro de 2025
Quando o verão chega, nosso corpo pede uma alimentação mais leve, com mais opções de legumes, verduras e frutas em nosso cardápio, certo? Isso porque nosso organismo é capaz de adaptar o metabolismo de acordo com o ambiente em que estamos e, em dias mais quentes, ele precisa aumentar a circulação de sangue para manter a temperatura corporal em níveis normais.
Mulher sorridente com vidro de suco detox na mão
Por Comunicação 2 de janeiro de 2025
As festas de fim de ano podem sobrecarregar o corpo com excessos na alimentação e na rotina. Para começar o ano com mais disposição, um detox equilibrado pode ajudar a recuperar o equilíbrio e a energia.
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Estamos constantemente conectados, e isso afeta diretamente nossa saúde. As férias são a oportunidade perfeita para desconectar e dar ao corpo e à mente o descanso que realmente precisam. Vamos explorar como uma pausa digital pode transformar sua saúde!
Fita vermelha representando a campanha dezembro vermelho de Prevenção a AIDS e ao HIV
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Os sintomas da AIDS podem variar de pessoa para pessoa, mas podem incluir fadiga, febre, suores noturnos, perda de peso inexplicável, infecções frequentes e feridas na boca ou na pele. É importante estar atento a esses sinais e procurar um profissional de saúde para testes e orientações.
Ilustração de um menino que comeu demais e está passando mal
Por Comunicação 13 de dezembro de 2024
Durante as festas, é comum nos deixarmos levar pelo excesso, comendo mais do que o necessário e esses exageros podem causar desconfortos. Confira algumas sugestões de pratos nutritivos que vão deixar sua ceia ainda mais especial e saudável!
Veja mais